A FM Logistic publica iniciativas em relatório de sustentabilidade de 2021/22
Fiel à sua assinatura “Supply Change”
Em January 19, 2023
Fiel à sua assinatura “Supply Change”
Em January 19, 2023
“É alimentando a confiança, conciliando o desempenho com o meio ambiente e estando atentos às necessidades da sociedade que construímos o nosso projeto de empresa. O compromisso com a logística sustentável está em nosso DNA. O movimento de responsabilidade social da FM Logistic segue os passos de seus fundadores, que sempre fizeram das pessoas o foco de seus projetos”, afirma o presidente da FM Logistic, Jean-Christophe Machet.
Cuidando de 28.600 colaboradores
Para a FM Logistic, fornecer condições de trabalho seguras e justas é uma prioridade e alcançar a melhor classificação em taxas de acidentes em cada país até o próximo ano é um objetivo principal. O grupo aproveita a inovação para melhorar a saúde e a segurança de seus funcionários, principalmente por meio de realidade virtual e equipamentos de trabalho conectados. Na França, a FM Logistic associou-se à Universidade de Tecnologia de Compiègne para desenvolver o Ergoskel, projetado para prevenir distúrbios musculoesqueléticos associados ao manuseio de encomendas. O objetivo é implantar 150 ergoesqueletos nos locais até o início de 2023.
A empresa pretende ser reconhecida como empregadora de alta qualidade em todos os países onde opera. A taxa de satisfação dos colaboradores situa-se atualmente nos 74%. A inclusão na lista de Melhores Empregadores do Mundo da Forbes em 2022 atesta seu compromisso com o bem-estar no local de trabalho.
A FM Logistic desenvolve as competências dos seus colaboradores e promove a mobilidade e o desenvolvimento do grupo através da FM University, uma universidade interna. Confiante de que diversas origens e experiências são um ativo, o Grupo se esforça para criar um ambiente de trabalho inclusivo. Sua pontuação no índice Egapro de 94/100 atesta seus esforços para reduzir a disparidade salarial entre homens e mulheres dentro da empresa. Para se comprometer ainda mais com a igualdade de oportunidades e a inclusão de funcionários com deficiência, a FM Logistic continua a desenvolver sua rede de empresas amigas da deficiência com a próxima abertura de quatro novas instalações na França.
Mudando o impacto ambiental das empresas
Na vanguarda ambiental, a FM Logistic visa a neutralidade de carbono em todas as suas instalações até o ano de 2030. Conforme descrito, a fase inicial do projeto da empresa envolve o design ecológico de seus prédios. As operações do Grupo são desenvolvidas para otimizar o desempenho operacional e energético desde o projeto até a operação. Todas as plataformas construídas desde 2012 são certificadas LEED ® e HQE (TM), selo que atesta notadamente o alto desempenho energético. Para o ano fiscal 2021/22, a FM Logistic reduziu em 25% as emissões de carbono em seus armazéns, superando a meta estabelecida em 20%.
Ao mesmo tempo, a FM Logistic busca acelerar sua própria produção de energia. Painéis fotovoltaicos em todas as suas plataformas no mundo já estão produzindo energia solar totalizando 27.838 MWp. O Grupo também aposta na produção de hidrogênio verde com o objetivo de criar um circuito de energia descarbonizada e alimentar seus armazéns.
À medida que os volumes e fluxos aumentam, o transporte também deve ser considerado no processo de descarbonização. A FM logistic afirmou seu objetivo de reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa de seu transporte. Para conseguir isso, o Grupo se concentra principalmente na otimização do transporte, agrupando as entregas, planejando o número de veículos implantados, ajustando o tamanho das parcelas e usando veículos de baixa emissão sempre que possível. Na França, por exemplo, 30 de seus caminhões rodam com Oléo 100, um biocombustível de fabricação francesa que reduz as emissões de CO2 em 65% em relação ao diesel. Até à data, 3/4 dos fluxos são transportados por veículos com certificação Euro 5 e melhor certificação a nível mundial.
Co-construindo uma cadeia de suprimentos sustentável
Para atender aos desafios ambientais, sociais e éticos, é essencial que todos os elos da cadeia de suprimentos cooperem. A FM Logistic aposta na inteligência coletiva ao formar parcerias com todas as partes interessadas do setor: clientes, fornecedores, empresas e comunidades locais, start-ups, consumidores, prestadores de serviços e centros de pesquisa.
O grupo apoia seus clientes durante sua transição, oferecendo soluções logísticas mais sustentáveis e adaptadas às suas necessidades e objetivos. Notavelmente, a empresa está realizando pilotos em commodities a granel para várias redes de varejo na França. A FM Logistic quer que todas as linhas de negócio do Grupo incluam ofertas sustentáveis até 2050. Estas geram atualmente 13% do volume de negócios, proporção que o grupo pretende aumentar para 20% até 2022/23.
Para capacitar seus clientes a avaliar emissão de carbono e identificar alavancas de melhoria, o Grupo desenvolveu um scorecard que mede o impacto ambiental das atividades de armazenagem e transporte. O painel mostra o impacto equivalente a CO2 dos serviços de logística por cliente e por instalação, bem como os três impactos significativos na sociedade: apoio ao emprego e ao desempenho dos negócios, emissão de carbono e poluição do ar. Hoje, a maioria dos clientes possui um scorecard de sustentabilidade.
“Embora nossas linhas de negócios tenham mudado ao longo dos anos, nosso objetivo permanece o mesmo: apoiar nossos clientes criando ecossistemas sustentáveis e cooperando com todas as nossas partes interessadas. Estamos convencidos de que temos um papel a desempenhar para ajudar nossos clientes a otimizar suas cadeias de suprimentos, tornando-as mais resilientes, sustentáveis e responsivas às necessidades de seus consumidores”, acrescenta Jean-Christophe Machet.
Como podemos te ajudar?
Preencha o formulário